Main menu:

Omar Lupi

Currículo Lattes

Chefe do Serviço de Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Imuno-Dermatologia pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, Omar Lupi é também pesquisador, professor e assessor do Ministério da Saúde para o Centro de Respostas Rápidas para Viroses Emergentes. Responsável pelas obras “Infecções Herpéticas (1999)”, “Câncer de Pele (2001)”, “Tropical Dermatology (2006)” e “Cutaneous Manifestations of Viral Disorders (2009)”, Lupi tem registrado, ainda, a participação como autor de 48 capítulos para obras nacionais e internacionais, além de mais de uma centena de artigos publicados nos principais periódicos de dermatologia mundiais.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro de 2005 a 2006, vice-presidente de 2007 a 2008 da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e na atualidade é Presidente Nacional da SBD.

Na área acadêmica, soma as atividades como professor do curso de pós-graduação em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, da qual é também o chefe do serviço, professor do curso de Imunologia e Alergia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os conhecimentos de Omar Lupi seguem o passo como pesquisador associado do laboratório de pesquisa em Microcirculação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e também como parecerista “ad hoc” da FAPERJ e do “Board da AAD” – Academia Americana de Dermatologia.

Além de atuar como médico da Imunologia Clínica do Hospital Universitário da UFRJ, Omar é membro do Comitê de História da Dermatologia da AAD e membro da Câmara Técnica de Dermatologia do CREMERJ desde 2002. É membro da diretoria da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro – SOMERJ, na área de Dermatologia. Já na área administrativa, Lupi atua como coordenador do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro desde 1995; e tem experiência como gestor de saúde no Instituro de Assistência Básica e Avançada em Saúde (IABAS).